terça-feira, 21 de setembro de 2010

Interação Social

Interação Social - É o resultado de um constante relacionamento entre os individuos, através de contato ou comunicação, é uma ação reciproca, envolve significados e expectativas em relação as ações de outras pessoas. Podemos dizer que é uma relação ações sociais.

Fenômeno cuidadosamente estudado pela psicologia social, originando um novo corpo de ciência que procurou descobrir e estudar as leis e as modalidades dos pequenos grupos, o que inclui dinâmica própria, sua origem e fases desenvolvimentais.


O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contacto fisico não é suficiente para que haja uma interação social.

Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam por meios dos contactos e da interação social; e a interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo e outro.
Ex. ICQ - Há Comunicação Social
      Msn - Há Comunicação Social
    Reunião - Há comunicação Social
    Rádio/ Tv - Há Comunicação

OS PROCESSO SOCIAIS BÁSICOS

São Padrões que incontramos em diversas sociedades; Ex- Crime - Fato Social ( Existe Violência).

  • Cooperação : Pessoas que se unem para um bem comum.
  • Competição : Força que leva iuns agirem contra os outros; Ex.Vestibulares, Vagas de trabalho.
  •  Conflito : Luta consciente e intermitente pelo conquista de Status;
  • Acomodação : Solução provisório do conflito, quando no conflito a parte a qual perdeu aceita as condições expostas pelo vencedor.
  • Assimilação : Solução definitiva do conflito : Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os  individuos tornam mais semelhantes
O poder social - Impor influências, Wax Weber " Temos todas as probabilidades de fazermos com que os outros hajam conforme queremos ".

Os Componentes de poder

A força - Correção física.....
A Autoridade - Chefe (Segue hierarquia).....
A Influência : Juiz...

A estrutura Social - Inst. Sociais, Igreja, Famílias, Escolas............








A SOCIEDADE - SEM INTERAÇÕES, NÃO SOMOS SOCIAS !



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário