sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O indivíduo e a Sociadade

Socialização.

Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.
Portanto toda e qualquer apreensão que o indivíduo "toma" para si é resultado da transformação social desde o seu nascimento até a sua morte ele será objeto da socialização.
Seja na escola, na empresa, na família, com os amigos, com os inimigos, nos cultos religiosos, nos momentos de lazer, ao comprar algo, ao ler um livro, ao imitar alguém, ao assistir tv, ao ir ao médico, ou espetáculo cultural e até quando estiver olhando para um quadro, em qualquer destes momentos e em infinitos outros, estará acontecendo a "socialização".

Status.

O status é o espaço que o indivíduo preenche no universo social, do ponto de vista do juízo das pessoas que compõem o grupo. Praticamente em todas as sociaedades existem diferenças socias entre um indivíduo e outro. De fato, em todos os meios existem atribuições e conceitos pré-estabelecidos que definem uma hierarquia, mesmo que subjetiva, onde uma pessoa possui maior prestígio e privilégios que outra, ou seja, possui um maior status social.
A importância do status é que ele mostra o papel que representamos na sociedade, o status, a nossa conduta, o nosso comportamento, ou seja, o nosso papel social.
O status social pode ser classificado em status atribuído e satus adquirido. Quando o indivíduo já nasce com certos conceitos e supostas qualidades pré-estabelecidas, esses status é denominado atribuído, como por exemplo, sexo ou raça. O status adquirido é aquele que o indivíduo obtém por meio de seus esforços e habilidades pessoais.

Agentes Sociais.

Todos somos levados a nos ajustarmos aos diversos contextos sociais que participamos num único dia. Se dermos ao trabalho de prestar atenção, veremos que de acordo com a ocasião, usamos um tom de voz e palavras apropriadas, a vestimenta correta, a forma de sentarmos, etc.
Tudo isto vai ser determinado pelas regras dos grupos que participamos, esses grupos fazem parte dos agentes de socialização, ao qual podemos identificar cinco pricipais, a saber:

- a família, é o princial agente de socialização, é o agente básico e o mais importante no qual o indivíduo é influenciado num primeiro momento ao nascer, e mantém essa influencia de alguma forma durante significativa parte de sua vida.

- a escola, tem o papel de transmitir experiências de lidar com outras organizações, onde as relações socias são diferentes daquelas encontradas no grupo familiar.

- os grupos de "status", aumentam sua importância para o processo de socialização.

- os meios de comunicação de massa ( televisão), possuem alta influencia na socialização do indivíduo, para positivo ou negativo.

- e os grupos de referência, que são usados como modelos de comportamento e atitudes ao longo da vida do indivíduo, e podem ter papel positivo ou negativo.

O agentes socias podem ter resultados diferentes de acordo a personalidade social de cada um, em razão das tendências do comportamento total do indivíduo, onde, pessoas de um mesmo grupo podem ter atitudes e gostos diferentes (Ex. emos, lésbicas, hippies, etc.).






Nenhum comentário:

Postar um comentário