terça-feira, 21 de setembro de 2010

Interação Social

O objeto de estudo da Sociologia é a Interação Social.


Interação Social é o contato entre pessoas, havendo troca de “informações”. É o contato entre dois ou mais indivíduos, onde a comunicação deve ser recíproca.

Essa interação social tem se evoluindo. Antigamente falávamos apenas pessoalmente, hoje, mesmo estando a KM de distância, mantemos contato ao vivo. Houve uma revolução científica tecnológica (3ª revolução).

Essa interação vai além da aproximação física (estar perto), pois ela tem o aspecto de modificar o comportamento dos indivíduos envolvidos, que é o resultado da comunicação e do contato. Podemos conhecer hábitos de outras pessoas e adotá-los para o nosso cotidiano.

Temos nossa identidade social, que é a sensação de descobrirmos e entendermos quem e o que nós somos.



Processos Sociais Básicos

São as diversas maneiras dos grupos se relacionarem, estabelecendo a Interação Social. Segue:
Cooperação: Colaboração dos Indivíduos, no sentido de alcançar objetivos.

Competição: Interação dos Indivíduos, no sentido de disputar algo.

Conflito: Esse processo surge quando existe a necessidade de um grupo de indivíduos terem que tomar uma decisão, que podem ser consideradas incompatíveis.

Acomodação: Processo Social com o objetivo de diminuir o conflito entre os indivíduos.

Assimilação: Processo social em virtude do quais indivíduos e grupos diferentes aceitam e adquirem padrões comportamentais, tradição, sentimentos e atitudes de outra parte, que se tornam semelhantes, diminuindo ou na maioria das vezes eliminando o conflito.

Poder Social

O Poder Social é a capacidade que o Indivíduo tem de influenciar e modificar o comportamento dos demais indivíduos da sociedade. Existe uma dominação sobre as pessoas. Esse poder é manifestado através da FORÇA, AUTORIDADE (Leis, Regras) e INFLUÊNCIA (Carisma).

Somos uma sociedade, que vive em um lugar fixo, com padrões estáveis e duradouros, denominado de Estrutura Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário