quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tempos Modernos X Ideias Sociologas


As ideias contidas no filme: Tempos Modernos, de Charles Chaplin, podemos comparar com as ideias defendidas por filósofos como Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pelo trabalho na produção das fábricas. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização.

O objeto de análise de Weber que são as ações sociais, a estratificação social, a autoridade; os fatos sociais de Durkhein; a luta de classes, exploração do proletário, capitalismo de Karl Marx podem ser observados neste filme de Charles Chaplin.

Conhecendo um pouco mais...

Max Weber,

Cujo objeto de análise foi às ações sociais, classificou-as em quatro tipos, de acordo com os motivos que a geram. São elas:

• Ação tradicional, cuja realização se deve a um costume ou um hábito enraizado

• Ação afetiva ou emocional, motivada por sentimentos

• Ação racional com relação a valores , atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princípios do agente

• Ação racional com relação a fins, atitudes cujo planejamento é orientado pelos resultados que serão alcançados com sua realização.

As duas primeiras ações podem ser classificadas como ações comunitárias e as duas últimas como associativas.




Weber, religião e ciência

Max foi um dos primeiros cientistas sociais importantes a levar em conta a importância da religião ou da mentalidade religiosa na configuração da economia política. Para Weber, o moderno sistema econômico teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho. Segundo, Marx o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.

 
Émile Durkhein analisando os fenômenos sociais, abordou também o a Educação como sendo um fato social, relacionando-a a cultura local e às normas sociais. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo individuo de uma serie de normas e princípios – sejam morais, religiosos, étnicos ou de comportamento – que baliza a conduta do individuo num grupo, escreveu Durkhein



Karl Marx observou:

• Exploração ao trabalhador.

• Lutas de classes, entre os proprietárias ou capitalista versus os proletariados. Apesar do antagonismo existente, as classes eram interdependentes e complementares.

• A falta de opção do trabalhador com o seu artesanato devido o grande recurso que os capitalistas tinham, levou a que Marx chamou de alienação do trabalhador dos meios e dos produtos de trabalhos.

• O salário era visto como uma mercadoria, isto é o operário vendia sua mão -de- obra para o senhor capitalista. Este salário seria estipulado a fim de suprir as necessidades para a subsistência do trabalhador, sendo variado de lugar para lugar.

• O capitalista só produz para cada vez mais obter lucro, só que para Marx a margem de lucro era algo muito alto, pois um dia poderia ocorrer do caso de quase ninguém conseguir adquirir o produto devido o alto preço.

• Mais valia se resume no aumento da jornada de trabalho mantendo o mesmo salário do trabalhador, como se tivesse



Nenhum comentário:

Postar um comentário