terça-feira, 31 de agosto de 2010

CULTURA

É algo que todos possuem. É comum dizermos que uma pessoa não tem cultura quando não tem acesso a leitura, música, história, etc. Se compararmos um advogado com um indivíduo que não sabe ler e nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o advogado é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela.

Para o censo comum, cultura possui um sentido ampliado, uma instrução variada adquirida por diversas maneiras, principalmente o estudo.

Muitas vezes ouvimos “o povo não tem cultura”, “o povo não sabe o que é boa música”. Isso é uma concepção equivocada sobre o que realmente significa o termo cultura.

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, música clássica, por exemplo, não possui cultura. Eles possuem seus costumes, tradições, sua língua.



O significado de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo. Essa rede engloba um conjunto de aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

É impossível que um indivíduo não tenha cultura, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário