quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Positivismo: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.” AUGUSTO COMTE.

* a seguir abordaremos o Tema: Positivismo, citado na aula do dia 12/08/2010 de acordo com a teoria de AUGUSTO COMTE.


Ordem e progresso; encontramos esse lema em nossa bandeira, é o que será que isso significa? Por quê; o nosso país segue essa teoria?






Primeiramente, podemos sim considerar o positivismo como religião e podemos também substituir os santos por "gênios" (Mozart, Chopim, Beethovew, etc.).



Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.



Para Comte., o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte. preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.



Na nossa bandeira há a frase "ordem e progresso", por que para ele, o progresso só aconteceria depois da ordem (harmonia das coisas), o que não é verdade.



E você deve estar pensando. O quê isso trouxe de bom para o nosso país:






- O Positivismo renovou a mentalidade brasileira através da educação e da filosofia da história. Essa contribuição efetuou-se não só por intermédio de duas reformas do nosso ensino, abertamente inspiradas na doutrina de Comte., mas ainda mediante dezenas de professores de cursos secundários normais e superiores que eram discípulos entusiastas do filósofo francês.


- Foram numerosos os profissionais que tiveram a formação positivista como: professores, juizes, advogados, médicos, engenheiros e artistas.


Deu pra perceber que a influência do Positivista vai desde a moral até atos práticos, o positivismo no Brasil, neste período, foi patriótico e operativo buscando desenvolver a cultura sem esquecer das necessidades do proletariado e o bem estar da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário