quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A seguir, conclusões e reflexões da 2° aula de sociologia (12/08/2010)

As ciências sociais e a sociologia






Para Auguste Comte, que viveu entre 1798 e 1857 e que foi o pioneiro na formação das ciências sociais, as sociedades se desenvolveram de acordo com as leis físicas da natureza.De acordo com este pensamento, as tribos nômades foram o primeiro estágio da evolução humana e seguindo as regras da necessidade da sobrevivência foram migrando e se adaptando às condições geográficas até formarem civilizações complexas como egípcia e as suas pirâmides .


A sociologia de Comte prega que somente através de instituições fortes e sólidas é que a sociedade encontraria o caminho para o progresso e a felicidade de sua população. Desta forma, ela defende a coesão social e a harmonia dos indivíduos, porém desde que estes estejam submetidos às instituições sociais que controlem suas ações e interesses.
Vejam a filosofia de Comte é positivista porque submete a razão à observação da sociedade. Isto quer dizer que somente através de uma postura positiva, de observação e interpretação do real, é que se pode alcançar a verdade sobre as sociedades.

           Durkheim e o positivismo


Émile Durkheim , francês nascido em Épinal em 1858 e que faleceu em 1917 . O pensamento de Durkheim , junto com o de Max Weber e de Karl Max, compõe a trilogia fundamental da sociologia.


Para Durkheim seu objeto de estudo são os fatos sociais, e por fatos sociais ele compreende aqueles característicos a todas as sociedades humanas, como violência, a loucura, os assassinatos, os acordos, a diplomacia, as associações, a família, os exércitos, as línguas, as religiões. Assim como seus tabus, como aborto, o incesto e o suicídio.E a sociedade para ele é um organismo, ou seja, ela é composta por sistemas, tecidos e fluxos que juntos formam um todo orgânico.


Note a analogia com o vocabulário das ciências biológicas: o positivismo como veremos, definirá a sociedade como um todo orgânico onde os indivíduos devem se submeter ao sistema.


O método cientifico positivista pressupõe que o cientista social é apto a interpretar a sociedade, a dar opiniões e fazer considerações sem se deixar levar pelas suas paixões, interesses e desejos, pois a ele cabe usar a razão, a lucidez de um método cientifico rigoroso na interpretação dos fatos sociais.
Notem que a referencia para se diferenciar as sociedades é o nível de industrialização. Conforme vimos, Durkheim foi um homem de seu tempo, soube aplicar as conquistas cientificas de seus colegas acadêmicos à sociedade industrial de seu tempo e foi tendo esta sociedade industrial como referencia que ele criou seu critérios científicos para avaliar os graus de civilização das sociedades humanas.




           Weber e a diversidade social




Para Max Weber o desenvolvimento histórico não se funda na evolução humana, e sim é construído através da interpretação de evidencias do passado.


Enquanto a sociologia durkheimiana é comparativa, a sociologia weberiana é qualitativa: preocupa-se em selecionar e relacionar os elementos estudados.


É importante ressaltar que Weber elaborou suas teorias e seus métodos sociológicos a partir de seus estudos sobre o papel da ética protestante no desenvolvimento do capitalismo.
Desta forma o tipo ideal de Weber é a construção de um conceito que nos auxiliará na percepção, comparação e identificação da diversidade das ações sociais, na interpretação dos sentidos e também as razoes das ações humanas e de que forma elas constituem grupos sociais e assim definem uma sociedade.

           Karl Max e a historia da exploração do homem




“Os homens fazem sua própria historia, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstancias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
Durkheim elaborou sua sociologia à luz do evolucionismo, Weber o fez a partir do idealismo, valorizando antes as idéias e conceitos para depois serem aplicados à sociedade .


Já Marx começou a esboçar a sua teoria política sobre as origens da alienação, do trabalho, do valor e do lucro e das classes sociais.
Uma vez alienado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar sua condição humana pela critica radical ao sistema econômico, político e filosófico burguês que o excluíram da participação social.Onde o sistema capitalista divide os homens em proprietários e não proprietários dos meios de produção. Eis ai a origem das desigualdades cociais que são a base de formação das classes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário