quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Revolução Industrial e a Sociologia

As contribuições da Revolução Industrial, para a Sociologia foram imensos porque a partir da análise da vida dos trabalhadores, o aparecimento das cidades industriais, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc. possibilitou a Sociologia um leque amplo de estudos.


A Revolução Industrial mudou radicalmente a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego. Eram acostumadas à uma forma mais lenta de vida, no meio rural, trabalhando apenas para sobreviver da terra. Agora passariam a trabalhar muito mais para os empresários, ganhando às vezes menos do que estavam ganhando antes.



 
O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin retrata bem essa situação. Chaplin fez uma sátira, para criticar o processo industrial que se iniciava na época e os fenômenos sociais que tiveram grande impacto a partir daí nas demais gerações e até os dias de hoje, que são: A Revolução Industrial e o Capitalismo. Este fato é importante para o surgimento da sociologia, pois colocava a sociedade num plano de analise relevante, como objeto que deveria ser investigado por seus novos problemas.

Durkheim priorizava os fatos sociais e como esses acontecimentos influenciam a vida dos indivíduos. Para ele era preciso encontrar novas idéias morais para guiar a conduta dos indivíduos.

Webber priorizava as ações sociais, era contra o positivismo, hierarquias, imposição de poder, etc. Para Webber, as normas e valores só podem mudar uma sociedade, desde que sejam aceitas por ela. Para entender a evolução da sociedade, é preciso fazer uma análise das ações pontuais, ou seja, identificar alguns acontecimentos importantes para a evolução da sociedade.

Marx mantém sua ideologia na luta de classes, fazendo uma crítica ao modelo capitalista, buscando uma condição mais justa ao trabalhador. Ele analisa esse conflito entre as classes sociais. As idéias sindicalistas partiram de Marx, porém muitas dessas idéias foram disvirtuadas até hoje.



13 comentários:

  1. Muito bom! Esse post salvou minha vida! rs
    Obrigada! E parabéns!! =]
    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  2. parabéns aos criadores desse texto, muito bem explicado, agora através dessa fonte farei um questionamento sobre esse assunto. muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei e bem explicado parabéns pelo texo

    ResponderExcluir
  4. Adorei e bem explicado parabéns pelo texo

    ResponderExcluir
  5. quem veio por causa da funec kkkk responde esse comentario ai e a sala kkkk

    ResponderExcluir
  6. Alguém poderia me dizer quem foi autor desse texto?
    Irei usá-lo como fonte no meu trabalho, mas não vi o nome do autor.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei essa resposta é perfeita para o meu trabalho obrigada

      Excluir
  7. Que merda,de vez de acabar no terceiro parágrafo,mas n teveram que falar sobre aqueles sociologitas de merdas vai se fuder na casa de manhãzinha de bosta

    ResponderExcluir