Cultura e Relatividade Cultural
Etnocentrismo
Cultura “É uma herança social que vem da nossa família”
O conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença. Na sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores, pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é, apesar da cultura brasileira ter em comum traços com a cultura portuguesa, não deixam de existir valores e normas diferentes, isto é, padrões culturais distintos.
Relatividade Cultural determina que uma cultura deva ser compreendida e avaliada dentro de seus próprios moldes e padrões, mesmo que pareça estranho.Todas as formas de pensar e agir de grupos diferentes merecem respeito.Os costumes que diferenciam a sociedade civilizada devem ser consideradas e avaliadas dentro da configuração a que pertencem.
Cada ser humano considera a sua cultura a mais correta pelo seu aprendizado. O conceito de etnocentrismo parte do estudo do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. Surge, então, o grupo do "eu" e o grupo do "outro", tendo o primeiro como real, absoluta e principal referência e a segunda como algo exótico, excêntrico, anormal, exuberante e primitivo. O etnocentrismo leva a sociedade julgar sua própria cultura superior a outras culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário