domingo, 3 de outubro de 2010

O que é Diversidade?

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
É um conjunto de variedades de características, idéias, de diferentes visões que cada pessoa possui sobre uma determinada situação ou assunto.



Diversidade Cultural

Diversidade cultural tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e morais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito a variedade de idéias, caracterizando os diferentes elementos da convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a padrões de tempo e espaço, de diferentes ângulos de visões e abordagem, a diversidade cultural é indicada para pessoas que são ligadas ao conceito de pluralidade, e podem encontrar uma comunhão na tolerância mutua.
 Diversidade cultural é  um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas  diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que  exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções.Importante dizer que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.



Discriminação

A palavra “discriminação” é forte e pode ser manifestada de diversas maneiras. Seja pela escolha sexual, religiosa, racial pela cor, idade, social ou simplesmente pela estética, qualquer um pode virar alvo de atos discriminatórios.

Tal postura está ligada à distinção de uma pessoa (ou sua atitude) em relação à outra. A partir disso, o indivíduo não só fica à aberta de uma situação indesejada, como também pode acabar excluído de um grupo ou do meio social em que vive.

No Brasil, a discriminação é crime. Conforme a Convenção 111, da Organização Internacional do Trabalho, a discriminação é toda e qualquer forma de distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento. 




A diferença entre o preconceito e a discriminação

O preconceito é uma atitude, idéia, pensamento ou opinião desfavorável que um indivíduo ou um grupo de pessoas demonstra de maneira emotiva e categórica com relação a outros indivíduos ou grupos, geralmente é um prejulgamento que uma pessoa faz com a outra.
Já a discriminação é uma ação deliberada e intencional, é tratar um grupo social de maneira injusta e desigual. Um exemplo é considerar os ciganos pessoas pouco confiáveis, isto é um preconceito, mais, se eles forem proibidos de comprar em um determinado local sem ser consultado os órgãos de proteção ao crédito,só pelo fato de eles serem ciganos, daí seria uma forma de discriminação.
As discriminações entre Negros, idosos, homossexuais, acontecem também quando eles irão procurar um emprego, por exemplo. Só por ser mais velho, ou gordo, ou negro, eles não são contratados mesmo tendo um bom preparo e experiência no serviço.
Mesmo sabendo que discriminação é crime e pode levar à prisão, a situação não se resolve apenas na Justiça. Para a pessoa discriminada, trata-se de um dano que pode levar muito tempo para ser reparado. E isto não acontece somente no Brasil, na União Européia desde o ano de 2000 são proibidos os atos de discriminação por idade, deficiência, opção sexual ou religião, principalmente nos locais de trabalho, mas mesmo assim estas discriminações e preconceitos não acabam.



Integrantes do grupo: Beatriz de Lima Paes         
Bruna Maldonado Saffiotti.