terça-feira, 31 de agosto de 2010

CULTURA

É algo que todos possuem. É comum dizermos que uma pessoa não tem cultura quando não tem acesso a leitura, música, história, etc. Se compararmos um advogado com um indivíduo que não sabe ler e nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o advogado é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela.

Para o censo comum, cultura possui um sentido ampliado, uma instrução variada adquirida por diversas maneiras, principalmente o estudo.

Muitas vezes ouvimos “o povo não tem cultura”, “o povo não sabe o que é boa música”. Isso é uma concepção equivocada sobre o que realmente significa o termo cultura.

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, música clássica, por exemplo, não possui cultura. Eles possuem seus costumes, tradições, sua língua.



O significado de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo. Essa rede engloba um conjunto de aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

É impossível que um indivíduo não tenha cultura, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tempos Modernos X Ideias Sociologas


As ideias contidas no filme: Tempos Modernos, de Charles Chaplin, podemos comparar com as ideias defendidas por filósofos como Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pelo trabalho na produção das fábricas. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização.

O objeto de análise de Weber que são as ações sociais, a estratificação social, a autoridade; os fatos sociais de Durkhein; a luta de classes, exploração do proletário, capitalismo de Karl Marx podem ser observados neste filme de Charles Chaplin.

Conhecendo um pouco mais...

Max Weber,

Cujo objeto de análise foi às ações sociais, classificou-as em quatro tipos, de acordo com os motivos que a geram. São elas:

• Ação tradicional, cuja realização se deve a um costume ou um hábito enraizado

• Ação afetiva ou emocional, motivada por sentimentos

• Ação racional com relação a valores , atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princípios do agente

• Ação racional com relação a fins, atitudes cujo planejamento é orientado pelos resultados que serão alcançados com sua realização.

As duas primeiras ações podem ser classificadas como ações comunitárias e as duas últimas como associativas.




Weber, religião e ciência

Max foi um dos primeiros cientistas sociais importantes a levar em conta a importância da religião ou da mentalidade religiosa na configuração da economia política. Para Weber, o moderno sistema econômico teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho. Segundo, Marx o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.

 
Émile Durkhein analisando os fenômenos sociais, abordou também o a Educação como sendo um fato social, relacionando-a a cultura local e às normas sociais. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo individuo de uma serie de normas e princípios – sejam morais, religiosos, étnicos ou de comportamento – que baliza a conduta do individuo num grupo, escreveu Durkhein



Karl Marx observou:

• Exploração ao trabalhador.

• Lutas de classes, entre os proprietárias ou capitalista versus os proletariados. Apesar do antagonismo existente, as classes eram interdependentes e complementares.

• A falta de opção do trabalhador com o seu artesanato devido o grande recurso que os capitalistas tinham, levou a que Marx chamou de alienação do trabalhador dos meios e dos produtos de trabalhos.

• O salário era visto como uma mercadoria, isto é o operário vendia sua mão -de- obra para o senhor capitalista. Este salário seria estipulado a fim de suprir as necessidades para a subsistência do trabalhador, sendo variado de lugar para lugar.

• O capitalista só produz para cada vez mais obter lucro, só que para Marx a margem de lucro era algo muito alto, pois um dia poderia ocorrer do caso de quase ninguém conseguir adquirir o produto devido o alto preço.

• Mais valia se resume no aumento da jornada de trabalho mantendo o mesmo salário do trabalhador, como se tivesse



A Revolução Industrial e a Sociologia

As contribuições da Revolução Industrial, para a Sociologia foram imensos porque a partir da análise da vida dos trabalhadores, o aparecimento das cidades industriais, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc. possibilitou a Sociologia um leque amplo de estudos.


A Revolução Industrial mudou radicalmente a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego. Eram acostumadas à uma forma mais lenta de vida, no meio rural, trabalhando apenas para sobreviver da terra. Agora passariam a trabalhar muito mais para os empresários, ganhando às vezes menos do que estavam ganhando antes.



 
O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin retrata bem essa situação. Chaplin fez uma sátira, para criticar o processo industrial que se iniciava na época e os fenômenos sociais que tiveram grande impacto a partir daí nas demais gerações e até os dias de hoje, que são: A Revolução Industrial e o Capitalismo. Este fato é importante para o surgimento da sociologia, pois colocava a sociedade num plano de analise relevante, como objeto que deveria ser investigado por seus novos problemas.

Durkheim priorizava os fatos sociais e como esses acontecimentos influenciam a vida dos indivíduos. Para ele era preciso encontrar novas idéias morais para guiar a conduta dos indivíduos.

Webber priorizava as ações sociais, era contra o positivismo, hierarquias, imposição de poder, etc. Para Webber, as normas e valores só podem mudar uma sociedade, desde que sejam aceitas por ela. Para entender a evolução da sociedade, é preciso fazer uma análise das ações pontuais, ou seja, identificar alguns acontecimentos importantes para a evolução da sociedade.

Marx mantém sua ideologia na luta de classes, fazendo uma crítica ao modelo capitalista, buscando uma condição mais justa ao trabalhador. Ele analisa esse conflito entre as classes sociais. As idéias sindicalistas partiram de Marx, porém muitas dessas idéias foram disvirtuadas até hoje.



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Positivismo: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.” AUGUSTO COMTE.

* a seguir abordaremos o Tema: Positivismo, citado na aula do dia 12/08/2010 de acordo com a teoria de AUGUSTO COMTE.


Ordem e progresso; encontramos esse lema em nossa bandeira, é o que será que isso significa? Por quê; o nosso país segue essa teoria?






Primeiramente, podemos sim considerar o positivismo como religião e podemos também substituir os santos por "gênios" (Mozart, Chopim, Beethovew, etc.).



Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.



Para Comte., o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte. preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.



Na nossa bandeira há a frase "ordem e progresso", por que para ele, o progresso só aconteceria depois da ordem (harmonia das coisas), o que não é verdade.



E você deve estar pensando. O quê isso trouxe de bom para o nosso país:






- O Positivismo renovou a mentalidade brasileira através da educação e da filosofia da história. Essa contribuição efetuou-se não só por intermédio de duas reformas do nosso ensino, abertamente inspiradas na doutrina de Comte., mas ainda mediante dezenas de professores de cursos secundários normais e superiores que eram discípulos entusiastas do filósofo francês.


- Foram numerosos os profissionais que tiveram a formação positivista como: professores, juizes, advogados, médicos, engenheiros e artistas.


Deu pra perceber que a influência do Positivista vai desde a moral até atos práticos, o positivismo no Brasil, neste período, foi patriótico e operativo buscando desenvolver a cultura sem esquecer das necessidades do proletariado e o bem estar da nação.

A seguir, conclusões e reflexões da 2° aula de sociologia (12/08/2010)

As ciências sociais e a sociologia






Para Auguste Comte, que viveu entre 1798 e 1857 e que foi o pioneiro na formação das ciências sociais, as sociedades se desenvolveram de acordo com as leis físicas da natureza.De acordo com este pensamento, as tribos nômades foram o primeiro estágio da evolução humana e seguindo as regras da necessidade da sobrevivência foram migrando e se adaptando às condições geográficas até formarem civilizações complexas como egípcia e as suas pirâmides .


A sociologia de Comte prega que somente através de instituições fortes e sólidas é que a sociedade encontraria o caminho para o progresso e a felicidade de sua população. Desta forma, ela defende a coesão social e a harmonia dos indivíduos, porém desde que estes estejam submetidos às instituições sociais que controlem suas ações e interesses.
Vejam a filosofia de Comte é positivista porque submete a razão à observação da sociedade. Isto quer dizer que somente através de uma postura positiva, de observação e interpretação do real, é que se pode alcançar a verdade sobre as sociedades.

           Durkheim e o positivismo


Émile Durkheim , francês nascido em Épinal em 1858 e que faleceu em 1917 . O pensamento de Durkheim , junto com o de Max Weber e de Karl Max, compõe a trilogia fundamental da sociologia.


Para Durkheim seu objeto de estudo são os fatos sociais, e por fatos sociais ele compreende aqueles característicos a todas as sociedades humanas, como violência, a loucura, os assassinatos, os acordos, a diplomacia, as associações, a família, os exércitos, as línguas, as religiões. Assim como seus tabus, como aborto, o incesto e o suicídio.E a sociedade para ele é um organismo, ou seja, ela é composta por sistemas, tecidos e fluxos que juntos formam um todo orgânico.


Note a analogia com o vocabulário das ciências biológicas: o positivismo como veremos, definirá a sociedade como um todo orgânico onde os indivíduos devem se submeter ao sistema.


O método cientifico positivista pressupõe que o cientista social é apto a interpretar a sociedade, a dar opiniões e fazer considerações sem se deixar levar pelas suas paixões, interesses e desejos, pois a ele cabe usar a razão, a lucidez de um método cientifico rigoroso na interpretação dos fatos sociais.
Notem que a referencia para se diferenciar as sociedades é o nível de industrialização. Conforme vimos, Durkheim foi um homem de seu tempo, soube aplicar as conquistas cientificas de seus colegas acadêmicos à sociedade industrial de seu tempo e foi tendo esta sociedade industrial como referencia que ele criou seu critérios científicos para avaliar os graus de civilização das sociedades humanas.




           Weber e a diversidade social




Para Max Weber o desenvolvimento histórico não se funda na evolução humana, e sim é construído através da interpretação de evidencias do passado.


Enquanto a sociologia durkheimiana é comparativa, a sociologia weberiana é qualitativa: preocupa-se em selecionar e relacionar os elementos estudados.


É importante ressaltar que Weber elaborou suas teorias e seus métodos sociológicos a partir de seus estudos sobre o papel da ética protestante no desenvolvimento do capitalismo.
Desta forma o tipo ideal de Weber é a construção de um conceito que nos auxiliará na percepção, comparação e identificação da diversidade das ações sociais, na interpretação dos sentidos e também as razoes das ações humanas e de que forma elas constituem grupos sociais e assim definem uma sociedade.

           Karl Max e a historia da exploração do homem




“Os homens fazem sua própria historia, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstancias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
Durkheim elaborou sua sociologia à luz do evolucionismo, Weber o fez a partir do idealismo, valorizando antes as idéias e conceitos para depois serem aplicados à sociedade .


Já Marx começou a esboçar a sua teoria política sobre as origens da alienação, do trabalho, do valor e do lucro e das classes sociais.
Uma vez alienado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar sua condição humana pela critica radical ao sistema econômico, político e filosófico burguês que o excluíram da participação social.Onde o sistema capitalista divide os homens em proprietários e não proprietários dos meios de produção. Eis ai a origem das desigualdades cociais que são a base de formação das classes sociais.

sábado, 7 de agosto de 2010

- Aula  1 -  05/08/2010
Texto  teste

Nessa aula como de praxe foi-nos apresentado o plano de aulas do semestre e também a maneira que a Prof. Vanessa irá nos  avaliar ( seminário, blog, prova ( s) ).  Depois  iniciando a primeira ( uhu !) aula de sociologia, passamos pelo conceito(  o que é, para que serve  =P ) das ciências sociais. Nos  foi passado os principais campos ( Antropologia, Psicologia, Sociologia, etc), assim como o método empregado.

Da Antiguidade  onde os deuses e heróis explicavam os fenômenos sociais, passando pela Idade Média onde era a fé que explicava tais fenômenos as ciências sociais evoluíram chegando a Idade Moderna onde pensadores renascentistas ( Maquiavel, entre outros) começam a abordar tais fenômenos de forma mais realista.

No século XIX a investigação dos fenômenos sociais ganhou caráter verdadeiramente cientifico.
Auguste Comte ( 1798 – 1857) foi quem usou a palavra sociologia pela primeira vez e Émile Durkheim ( 1858 - 1917) quem formulou os primeiros conceitos da sociologia com base cientifica.
Émile Durkheim
Auguste Comte

A Sociologia Surgiu no Século XIX tentando entender as mudanças causadas no mundo e no comportamento das pessoas  devido as transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas.